Aquecimento ou Aborrecimento? Por que tantos problemas?
- Examini Engenharia Diagnóstica
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Apertar um botão. Girar um registro. Pronto. Já se consegue sentir o vapor da água quente
lhe adormecendo o corpo cansado, depois de um longo dia de trabalho. Só que não...
Em algumas vezes, serão baldes enchendo de água fria, um tempo inútil escorrendo ou
oscilações imprevisíveis na temperatura, algo similar a um jogo de tortura, que judia de você e da sua família diariamente.
O aquecimento de água em condomínios pode ser um sistema de alta eficiência e baixo
custo. Ou seja, um investimento racional. Contudo, as premissas por detrás dessa possibilidade giram em torno de uma adequada manutenção. Raras vezes as ineficiências apuradas in loco são explicadas por erros de projeto.
O sistema de aquecimento utilizando calor solar, gás e elétrico (muito raro) é considerado
um atributo diferenciado das edificações, possuindo um alto índice de retorno no que diz respeito aos valores aportados, conforto e operação. Os principais fatores que pesam a favor são conforto e economia de recursos que, todavia, podem ser facilmente ofuscados por uma diversidade de não conformidades, transformando a solução em aborrecimento para todos.
No que diz respeito à execução, vários absurdos topam com os nossos ouvidos: "pra quê
isolamento?", "retorno é só pra jogar energia fora...", "esse negócio de 2 reservatórios é invenção de engenheiro", "essas bombas não vibram pra precisar de amortecimento", "automatizar pra quê? Tão simples!", e por aí vai.
Quando se trata de manutenção a coisa piora com comentários do tipo: "abaixa a temperatura da água quente que resolve!", "desliga a recirculação porque está gastando água.", "não precisa configurar nada, só termostato resolve", "está tudo certo, mas o consumo de gás e água está muito grande!" etc.
Com o tempo, somos inclusive compelidos a desenvolver técnicas para manter o semblante
inalterado, a fim de deixar o pessoal que profere essas “ousadias” sem fundamento mais à vontade para soltar o verbo e confessar os pecados. Depois vem o nosso troco no Laudo...
No final, todos esses comentários que não trazem o menor respaldo técnico desembocam em problemas como água fria constante, variações da temperatura, demora irritante para chegada da água quente e gastos excessivos com gás. Mais ainda, evidenciam um grande despreparo técnico das empresas que, apesar de aparentemente competitivas no quesito preço, não realizam os serviços contratados adequadamente, por escorregaram em critérios de qualidade, tornando um sonho distante aquela satisfação de um banho quente no inverno de Brasília a um custo razoável.
Em muitos casos, ajustar os parâmetros do sistema, ou colocar para funcionar uma automação já instalada implicam uma economia superior a 20% nos gastos com água e gás.
A melhor forma para saber por onde começar é procurar especialistas que sejam capazes de
examinar a execução do projeto e, de verificar parâmetros incompatíveis com o bom funcionamento de todo o sistema.
Aborrecer-se todos os dias da sua vida é um pesadelo evitável.
Kommentare