top of page
ENGENHARIA LEGAL (2)_edited.png

NOSSO BLOG

Trincas acomodadas ou desculpa esfarrapada?



Talvez uma das respostas mais previsíveis, em se tratando de manifestações patológicas de edifícios, seja “Essas trincas aí são da acomodação do prédio”. Isso soa tão comum, e muitas vezes não tão convincente, quanto o diagnóstico do Clínico Geral: “É uma virose, mãe”.


Mas qual o limiar entre trincas acomodadas e uma desculpa esfarrapada?


Primeiro, nenhuma análise técnica de trinca prescinde de monitoramento. A lógica por detrás é simples. Trincas podem ser: i) sazonais – aquelas que só aparecem numa época do ano e depois “fecham”; ii) ativas – quando revelam uma abertura da largura com o passar do tempo; iii) ativas progressivas – quando esse ritmo de abertura é acelerado no tempo, e; iv) passivas – quando já não há variação na abertura da fissura. Houve estabilização.


As trincas decorrentes de acomodação seriam aquelas enquadradas como passivas. Trata-se de algo esperado a nível de projeto e de execução e que não traz risco, desde que atendidos determinados critérios normativos, muitos dos quais são prescritos com fins de durabilidade.


O caso mais grave ficaria com as trincas ativas progressivas. Nesse caso, você teria um problema cada vez mais preocupante com o passar do tempo. Os outros dois tipos de trincas, via de regra, figurariam numa escala intermediária de dor de cabeça.


O que importa aqui é saber que nenhum diagnóstico numa das quatro categorias trazidas acima é feito com uma única visita. Monitorar significa retornar e avaliar por meio de novas medições in loco, as quais ainda trarão dados sobre umidade, temperatura, além de checar condições de contorno do projeto e da execução. Sem isso, tem-se apenas uma aposta. Aposta na sua inocência...


E como é frequente inspecionar edificações que apresentam diversas trincas tratadas como se fossem passivas, mas que continuaram a dar ar da graça por se mostrarem ativas ou mesmo ativas progressivas.


Peça um relatório de monitoramento das trincas da próxima vez que ouvir o termo “acomodação” e se deleite com o ar de espanto vindo do outro lado.

 
 
 

Comments



A EXAMINI tem por um dos seus valores a imparcialidade técnica. Assim, dispensamos oportunidades que possam suscitar conflito de interesses.

A EXAMINI não atuará em qualquer contrato público que envolva a União porque um dos seus sócios é Auditor do Tribunal de Contas da União.

MAIS INFORMAÇÕES

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

ONDE ESTAMOS

     SHIS QI 5, Bloco D, Ed. Hangar 5
     Sala 10, Parte 78
     Lago sul, Brasília/DF

     +55 61 99641-0090

NOSSAS REDES

SOMOS IMPARCIAIS

bottom of page